quinta-feira, novembro 22, 2012

Chá com Mussolini

Mais uma dica que veio de um blog: Viagem para Mulheres. Estava navegando pelo site da querida Flavia Mariano e vi a dica para esse filme - Chá com Mussolini. Confesso que tenho uma queda por capas e fiquei realmente encantada com essa. Resolvi alugar e não me arrependi. 

Chá com Mussolini é um filme carregado de arte, conversas e acontecimentos que nos fazem pensar sobre as atitudes que temos ou que deveríamos adotar em determinados momentos da vida. Também nos faz refletir sobre como o homem faz guerra por motivos tão absurdos e o prejuízo que essas atitudes egoístas trazem para a vida de pessoas do bem.

Apesar de ficar encantada com praticamente tudo, o finalzinho me fez romancear algo muito maior. Não vou contar nenhuma parte do filme para falar sobre isso. Na verdade, o que me fez viajar foi imaginar como um lugar - um muro por exemplo - é carregado de histórias. Chá com Mussolini acontece na Itália, mais precisamente na região da Toscana, o cenário é maravilhoso, mas para as minhas divagações poderia acontecer em qualquer outro lugar.

O que me fez esquecer o filme por alguns minutos e mergulhar nos meus pensamentos foi pensar em como lugares por todo o mundo guardam histórias de tantas pessoas de diversas épocas. Imaginem um banco de uma praça, um muro de uma casa antiga... Quantos casais apaixonados estiveram por ali? Quantas declarações, brigas, inícios e finais de romances aconteceram naquele mesmo lugar? Não é inspirador imaginar?!

Acho que é por isso que em uma viagem o que me atrai não são os principais pontos turísticos. Sou atraída para os lugares mais doces, mais românticos, mais carregados de acontecimentos do cotidiano do que de História. No lugar da casa de Ernest Hemingway, por exemplo, preferiria conhecer os bares que ele sentava para beber e se inspirar. 

Não sei se é coisa de escritora, de Fernandas, de aquarianas, de pessoas românticas ou se é apenas uma coisa minha mesmo... Mas prefiro tudo que  me é ofertado para imaginar a ter uma coisa já mastigada, ali bem na minha frente, pronta para ser contada pelos meus olhos. Saber o lugar que um ídolo dormia, comia, morava, não é a mesma coisa que sentar no banco que ele também sentou quando quis refletir sobre um trabalho ou um amor. 

Gosto de imaginar o que a pessoa sentiu estando ali. Já não acho tão interessante ver a maneira que ela vivia e as coisas que ela tinha. Imaginar sensações e sentimentos é mais gostoso, acho que me faz ficar mais próxima da pessoa do que se eu conhecer a casa que ela morou. Nem sempre a nossa casa mostra como somos, mas o lugar que gostamos de estar para conseguir uma inspiração fala muito mais sobre nós mesmos. Concordam?

Por isso, muitas vezes um muro e um banco me atraem mais que um museu. As histórias me atraem mais que a História. As sensações me chamam mais atenção do que os fatos. Sou a única que pensa assim?!

Bom, toda essa reflexão por causa de uma cena do filme. Acho que esse final de ano está me deixando mais inspirada. Assim como segui a dica da Flávia e aluguei Chá com Mussolini, se alguém já tiver assistido ou se empolgar para ver, não deixem de me contar o que acharam! 

Fiquem com o trailer - não achei nenhum legendado - e até a próxima!



quarta-feira, novembro 21, 2012

Recebendo amigos

A internet é uma ferramenta MARAVILHOSA, não é mesmo?! Podemos usá-la de todas as maneiras e para diversas finalidades. Como trabalho no computador, adoro usar os momentos "vagos" navegando por aí. E foi dessa maneira que descobri alguns blogs bem legais, com ótimas dicas.  

Aproveitei uma dessas dicas para o feriadão! Como adoramos receber amigos aqui em casa, caprichar nos petiscos é um trabalho prazeroso. Mas como fazer?! Queria ter ideias de frios para acompanhar o vinho. Já é comum quando tenho visitas preparar uma bruschetta deliciosa, mas dessa vez, minha mãe preferiu servir apenas queijos antes do jantar. E o resultado ficou assim:


A ideia da Mussarela de Búfala com Tomate seco foi "copiada" do Blog da Jé! Assim como o presunto de parma na torradinha. Fica uma "apresentação" muito bonitinha para os convidados e é bem fácil de montar. Minha mãe se empolgou com as imagens que salvei dos blogs e colocou a mão na massa.

O que eu teria feito de diferente? 

A toalha. Deixaria sem a toalha. E colocaria as travessinhas com um sousplat por baixo. Também colocaria em outro tipo de travessa. Não gosto dessas com o fundo colorido. Por esse motivo, já estou preparando a minha coleção de panelinhas da Le Creuset. As petites casseroles são muito fofas e acho que combinam bastante com uma decoração de mesa, servindo aperitivos - azeitona, queijinhos com orégano, etc...

Não ficou do jeito que eu faria, mas foi uma noite extremamente agradável. E é isso que importa no final de tudo! Minha mãe ainda demonstrou os dotes culinários com uma receitinha de filé mignon que eu acho que a Roberta do Blog com Receitas vai amar!!! =)

Além da comida que ficou deliciosa, o ponto alto da noite foram os vinhos! Hummmmmmm... Bebemos três da Vinícola portuguesa - Quinta De La Rosa. Todos estavam divinos! O principal foi o "Passagem" - PERFEITO! Para quem aprecia um bom vinho, vale seguir a dica!

Em breve vou falar sobre a degustação que fizemos com a dona da vinícola e falo mais sobre os vinhos apresentados. 

Até breve!

segunda-feira, novembro 19, 2012

Resultado do sorteio + Comemoração de 1 ano

É, galera! Parece que foi ontem, mas na verdade ontem completou um ano de um dos dias mais importantes e mais felizes da minha vida: o lançamento do meu primeiro livro. Lembrei de toda expectativa que senti durante o dia inteiro, esperando pela noite mais marcante de todas. Foi tão especial quando cheguei ao Plaza e vi os meus livros em destaque na Saraiva! Como não ficar emocionada?! Junto com Ha
,Verônica Jensen e Natália Guedes Moreira não conseguia parar de sorrir! Eles foram os primeiros a estar comigo naquele dia tão especial.

Minha pergunta para a Natália durante toda a semana: Será que vai dar gente? Será que vai ter pelo menos umas 30 pessoas?! E fazíamos contas de quantos amigos iriam certo... Mas o que aconteceu, eu não imaginaria nem nos meus sonhos!

No dia 18 de novembro, não foram 30 amigos. Na verdade, foram mais ou menos 200 pessoas. Amigos que eu não via todos os dias, amigos de prédios que morei, das escolas que estudei, amigos de amigos, amigos do Vi, da faculdade, da vida... E o mais legal era ver como todos estavam torcendo, como todos estavam felizes comigo, por mim! =) Indescritível e inesquecível aquela noite!!

De lá pra cá a literatura só me deu mais coisas boas! Conheci blogueiras literárias que passei a adorar! Fiz novos amigos e conheci minhas amigas e parceiras Cris MottaLu PirasHelena Andrade,Marcia RubimCarolina EstrellaMallerey Cálgara eMonique Lavra que estão realizando junto comigo um sonho antigo: levar os livros e a literatura para as escolas. É um trabalho lindo!!!

Um ano de sonho realizado e outros para conquistar. Fico feliz demais de saber que tenho amigos como vocês!!! É muito bom saber que tantas pessoas gostam da gente, que todo o carinho que damos recebemos de volta e que posso dizer que sou privilegiada por ter TANTOS bons amigos!!!!! =) Obrigada!!!!!!!!!!! =) E que venha o próximo livro!





Vamos ao resultado do sorteio?! Quem ganhou foi...





Lili Bollero!!! =)





http://beta.sorteie.me/r/EX2





Em breve, mais promoções!! Fiquem ligados!

quarta-feira, novembro 14, 2012

Blusinhas lindas!

Navegando pela internet acabei achando na loja Yafá três blusinhas que fiquei APAIXONADA!!!!

Não sou muito ligada em moda, confesso. 

Muito menos em marcas. Não fico louca, como a maioria das meninas fica com as lojas mais badaladas. Na verdade, até fujo dessas. Acho um saco quando vamos a um lugar, uma festa, ou alguma coisa do tipo e encontramos outra pessoa com a mesma roupa. Prefiro encontrar marcas desconhecidas, novas ou de outros lugares.

ADOREI as coisas escritas nessas três blusinhas. Como não sou tão fã da série Gossip Girl, até dispensaria essa! Mas a da Birkin Bag (meu sonho de consumo) está quase me fazendo tirar o cartão de crédito da carteira. 

Fofíssima! 

E vocês? O que acharam?!




Cuide bem das suas lembranças

"Cuide de todas as suas memórias (...) Pois não poderá revivê-las."

Uma pena, não é mesmo? Quem nunca se pegou querendo visitar um lugar do passado, uma situação inesquecível ou um momento que o relógio levou embora? Enquanto a máquina do tempo não for inventada, essas lembranças tão especiais só poderão estar novamente no presente dando uma volta pela memória ou olhando os álbuns de fotografia, descobrindo em gavetas ou baús as agendas e cartas que não se perderam. 

Lembro que quando ainda era uma menina, no auge dos meus quinze anos, passei por uma "lição" que nunca mais esqueci. Alguém me disse que não se deve jogar fora fotos nem cartas, pois aquela situação - qualquer que seja ela - só será vivida uma vez. Você não vai ter mais aqueles segundos para fazer a mesma pose e pode nunca mais ter a oportunidade de tirar uma foto com aquela pessoa. Também não receberá mais aquelas palavras - boas ou ruins - nem mesmo aquela letra será igual. 

Mesmo com toda a minha rebeldia adolescente, guardei aquelas palavras. Ainda naquele momento, me arrependi de fotos rasgadas e cartas amassadas, jogadas em uma lata de lixo qualquer. E se eu nunca mais tivesse a oportunidade de ver aquelas pessoas?! Quantos são os que passam pela nossa vida apenas por uma estação, por um dia, por algumas horas?! Seriam essas dispensáveis?! Mas e se renderam um bom papo, um momento delicioso, uma risada gostosa? Ainda assim são irrelevantes?

Conversando com uma amiga recentemente - hoje, para ser mais precisa - , descobrimos que discordamos nesse sentido. Para ela, o que passou, passou! Não é necessário guardar nada. Para quê?! Fiquei refletindo sobre o que me levava a pensar tão diferente e foi então que... Eureca!... aquela voz do passado ecoou na minha cabeça, me fazendo entender o motivo de gostar de conservar todas as lembranças e pessoas. "Você nunca mais vai ter esse momento".

Pode ser uma besteira, como pode ser também coisa de escritora - vai saber?! - mas gosto de revisitar lugares e pessoas. Gosto de saber que em um lugar da minha casa, estão pedacinhos da história da minha vida. Pedaços de mim, pedaços de outras pessoas que me preencheram de alguma forma - amigos, colegas, alguém .... -. 

Outra amiga uma vez disse que não se arrependia de ter feito "a limpa" no armário. Nos sacos de lixo foram embora agendas, álbuns, histórias. Naquele momento, ela dizia ser suficiente guardar tudo aquilo apenas nas recordações da memória e do coração. Hoje, ela se arrepende. Sente falta do que nunca mais vai poder rever. Cores deram lugares a borrões. Borrões que ficarão ainda mais manchados com o passar do tempo. Quem consegue lembrar de todos os detalhes de toda uma vida para sempre? Difícil! 

Por isso guardo letras, cores, fotos, relatos, cartas, cheiros, questionários, agendas, pedacinhos de momentos. Quero poder olhar sempre que tiver vontade e lembrar de tudo o que fez de mim quem eu sou hoje. E isso é tão bom! Se você estiver lendo e se chegou até aqui, aí vai um conselho... 

"Conserve suas lembranças! Não jogue fora cartas nem fotos. Você nunca mais terá um momento igual ao que passou. E nem sempre a memória é suficiente."