quinta-feira, maio 10, 2012

Festa de casamento - ter ou não ter?!

Você ganhou o tão sonhado anel de noivado e... O que fazer depois?! Acredito que todas as noivas que são pedidas em casamento, já começam a sonhar com o grande dia logo que colocam o anel no dedo. Afinal, a cerimônia normalmente ocorre no máximo um ano depois do pedido. Tudo bem que nem sempre é isso mesmo que acontece. Vários casais decidem dar um passo maior no namoro e ir para o noivado, mas esperam alguns anos para caminhar mais um pouquinho.

Mas todos aqueles que namoram, namoram, namoram e só quando realmente desejam casar é que ficam noivos, nesse dia de grande felicidade,começam a sonhar e a idealizar o tão sonhado acontecimento de suas vidas: O casamento. E a pergunta que sempre escuto por aí é - Fazer ou não uma festa?!

Quando você começa a pesquisar e a sonhar, percebe que o sonho não é tão fácil assim de ser real e chega até mesmo perto de parecer um sonho impossível. Quanto é para realizar uma cerimônia, uma festa? 10 mil? 30 mil? 50 mil? 100 mil?! Pois bem... Já ouvi casais dizendo que gastaram essas quantias. Uns mais, outros menos.

Mas com todo esse dinheiro, não seria melhor fazer uma grande viagem de lua de mel? Dar entrada em um apartamento? Comprar um carro? A verdade é que você pode sim fazer tudo isso com o dinheiro da festa, mas você não terá a festa. Está disposta a abrir mão do dia que deveria ser o mais importante da sua vida? Afinal, todos esperam que este seja um evento único na vida do casal. Ninguém se casa pensando em divórcio ou em quem será o próximo partido!

E para quem pensa - como eu pensava - que esse valor astronômico não compensa tanto, pois "terá apenas cinco horas de festa", quando começar a planejar e a organizar o seu grande dia, verá que as cinco horas de festa na verdade são: 365 dias mais 5h (ou o tempo restante para o dia do seu casamento + cinco horas).

É isso mesmo! Você não irá aproveitar somente o dia de dizer o sim. Você começa a aproveitar e a curtir desde o momento que senta na cadeira e começa a pesquisar no computador "festas de casamento". Começa a fazer anotações do que gosta e do que não gosta. Descobre cores e flores que nunca prestaria atenção antes. E não para por aí.

Como muitos dizem que "você não vai conseguir comer nada no dia da festa, paga o buffet para os convidados", pode até ser verdade. Mas ninguém sabe - só os que já casaram sabem - que durante o planejamento você comeu, comeu e comeu. São inúmeras degustações: os frios, os salgados, as mini-porções, os doces, bolo, bem-casado, chocolate, até mesmo cafezinhos. E você prova daqui, prova dali, prova até não aguentar mais e até - enfim - escolher aquele que "vai ser perfeito para os seus amigos e a sua família", aquele que "todos vão sair comentando de tão gostoso que estava".

Você vai escolher as músicas que vai ouvir quando entrar na festa, que vai fazer a primeira dança, que vai dançar com os amigos. Terá reuniões e mais reuniões com cerimonialista para decidir cada detalhe que fará com que a sua festa seja do jeito que você sempre quis. Aproveitará tantas bajulações das melhores amigas, da família e até mesmo de alguns desconhecidos que descobrem em uma conversa aqui ou ali que você vai casar.

Antes de entrar nesse mundo do anel na mão direita, eu também achava que casar era caro demais para ter apenas cinco horas de festa. Hoje, com muitos meses ainda pela frente até o dia do meu sim, posso dizer que a minha festa já começou!! E tenho a certeza de que as cinco horas finais dessa grande celebração, será o Happy End de uma etapa e o início de um novo sonho que começará no fim do grande dia e que esperamos que dure para sempre!

3 comentários:

Vanessa Sueroz disse...

gostei bastante do seu texto e realmente dependendo da festa é mtooooo caro, mas cada um sabe o qto pode gastar e se pode. Se tiver a oportunidade de se casar e fazer uma festa para comemorar não vejo nenhum motivo para não faze-lo :)

http://blog.vanessasueroz.com.br

Nanda Belém disse...

É verdade, Vanessa!!! E é aquilo... Não precisa ser uma mega festa!! Planejando com um ano, e sabendo o que pode fazer dentro do orçamento que tem, dá para fazer uma comemoração... afinal, é um dia inesquecível, né?! =D

Anônimo disse...

Pois bem, mtas mulheres sonham em ter a festa dos sonhos, mas realmente compensa? Sei lá, eu prefiro transformar essas 5 horas de festa, onde todos comem (depois irão reclamar) e ainda passa alguns dias nem olham na sua cara para perguntar se esta tudo bem com o casal .. em mtas noites em uma viagem inesquecível, nos lugares onde ambos sonham .. Podemos fazer isso depois da festa sim .. mas tbem podemos ir novamente em outros e outros lugares. Sei lá, acho qe tudo isso é apenas ilusão .. Eu sou pratica gosto do concreto, gosto daquilo qe realmente eu posso estar aproveitando! Cada mulher tem o seu sonho .. o qe vale mesmo é realiza-lo .. e qe o AMOR sempre prevaleça!! Felicidades a todos :D