segunda-feira, setembro 24, 2012

Que livro!

Sabe quando um livro te marca de um jeito meio inesperado? Foi isso o que aconteceu comigo nesta segunda-feira. @mor, do autor Daniel Glattauer, me deixou encantada, refletindo sobre muitas e muitas coisas e com aquela cara de boba na última página (na verdade, em várias páginas). É um daqueles romances que por vários momentos chega a te tirar o ar, que faz com que você sinta aquele frio na barriga, sabe?!

Já vi algumas pessoas dizendo que não gostaram, que acharam o livro uma porcaria. Bom, como disse para algumas amigas, acho que gosto não se discute. Não adianta. Cada um pensa de uma forma, tem seus valores, suas crenças, seus prazeres, suas experiências e suas paixões.

Esse livro do Daniel me lembrou tantas conversas que já tive com minhas melhores amigas em vários momentos da vida. Me lembrou a velha história da adrenalina que sempre buscamos para deixar tudo mais emocionante, mais gostoso. Também me fez recordar outras conversas, outras pessoas, outros momentos. Caramba! Esse livro me despertou tanta coisa! E olha que são e-mails, apenas e-mails trocados entre um homem e uma mulher. Curiosidade?! Vontade de ler a conversa alheia? Essa pode ser uma das coisas que atrai, mas para mim esses simples e-mails foram muito mais além.

Refleti sobre como pessoas que possuem uma vida plena, legal, com tudo aquilo que todos sonham em encontrar, podem ainda assim querer mais. Será que nunca estamos satisfeitos com o que temos? A grama do vizinho é realmente sempre mais verde?

E será que é sempre isso?! Ou tudo também pode ser obra do destino?! Por que um e-mail errado pode levar a tantas outras consequências?! Acho que não podemos simplesmente generalizar acontecimentos e atitudes. Existem casos e casos. Vidas e vidas.

É impossível não refletir, não relembrar, não pensar em tantos "e se...", impossível não pensar naquela "maldita adrenalina", impossível não pensar. Pensei em quantas pessoas fazem escolhas erradas, em quantas pessoas simplesmente não fazem escolhas. Imaginei quantos (poucos!) Bernhard existem por aí e senti um aperto no coração por todos eles. Pessoas que amam tanto outra, que são capazes de suportarem situações pra lá de complicadas apostando ainda naquele amor.

Parece que esse livro juntou em 184 páginas de e-mails muitas das reflexões que fiz ao longo de experiências minhas, de amigas bem próximas e da vida. Adoro livros que fazem com que eu fique pensando, pensando e pensando sobre os personagens.

Imaginei quantas pessoas possuem um "Léo" ou uma "Emmi" em alguns momentos da vida e quantos têm a coragem de se mostrar, de tornar uma fantasia em algo real, de mudarem de caminho. Será que essas pessoas existem? Será que foram felizes? Ou quando a fantasia passa para o real tudo acaba indo para o ralo? E não para por aí. As páginas e páginas de e-mails trazem reflexões sobre muitas e muitas coisas - pequenas e grandes.

E além de tudo isso, ainda dá uma vontade enorme de beber um vinho no final! Quem não fica?! Ah, Léo... Ah, Emmi! Obrigada, Daniel Glattauer por uma leitura tão gostosa, por me presentear com tantas sensações! Espero ansiosamente pela continuação! Sim, tem continuação! Mas o final desse primeiro já poderia ser um final. Afinal, foi uma escolha, não é verdade?!

O livro pode ser "simples", mas quando alguma coisa fala de amor, qualquer que seja ele, de uma maneira tão verdadeira quanto essa, por mais simples que seja, acredito que não é possível ler apenas superficialmente. Nas entrelinhas existe muita reflexão. Essas são apenas algumas, mas podem ter a certeza de que vai muito além disso.

3 comentários:

Amanda Ariela disse...

Já tinha ouvido muitas coisas sobre @mor e quando vi seus tweets fiquei bem empolgada! Agora com a resenha o livro definitivamente esta na minha listinha de leituras! Hahahahha


Obrigada por compartilhar seus pensamentos e idéias e por me empolgar ainda mais!

Beijos, Amada

Lu Piras disse...

Super ansiosa para ler @amor desde o lançamento. Algumas opiniões me desmotivaram. Minha lista de leitura é tão extensa, que acabei por deixar esse livro quase lá no fim. Bem, depois da sua resenha maravilhosa Nanda, vou colocá-lo mais à frente, com certeza!
É bom demais quando um livro que é aparentemente despretensioso, mexe assim com a gente!
Beijocas,

Lu
@LuPiras80
www.equinocioaserie.com

Roberta Moça disse...

hahahahahaha
Adrenalina?? hahahahaha
Ahhh sei!!