quinta-feira, novembro 22, 2012

Chá com Mussolini

Mais uma dica que veio de um blog: Viagem para Mulheres. Estava navegando pelo site da querida Flavia Mariano e vi a dica para esse filme - Chá com Mussolini. Confesso que tenho uma queda por capas e fiquei realmente encantada com essa. Resolvi alugar e não me arrependi. 

Chá com Mussolini é um filme carregado de arte, conversas e acontecimentos que nos fazem pensar sobre as atitudes que temos ou que deveríamos adotar em determinados momentos da vida. Também nos faz refletir sobre como o homem faz guerra por motivos tão absurdos e o prejuízo que essas atitudes egoístas trazem para a vida de pessoas do bem.

Apesar de ficar encantada com praticamente tudo, o finalzinho me fez romancear algo muito maior. Não vou contar nenhuma parte do filme para falar sobre isso. Na verdade, o que me fez viajar foi imaginar como um lugar - um muro por exemplo - é carregado de histórias. Chá com Mussolini acontece na Itália, mais precisamente na região da Toscana, o cenário é maravilhoso, mas para as minhas divagações poderia acontecer em qualquer outro lugar.

O que me fez esquecer o filme por alguns minutos e mergulhar nos meus pensamentos foi pensar em como lugares por todo o mundo guardam histórias de tantas pessoas de diversas épocas. Imaginem um banco de uma praça, um muro de uma casa antiga... Quantos casais apaixonados estiveram por ali? Quantas declarações, brigas, inícios e finais de romances aconteceram naquele mesmo lugar? Não é inspirador imaginar?!

Acho que é por isso que em uma viagem o que me atrai não são os principais pontos turísticos. Sou atraída para os lugares mais doces, mais românticos, mais carregados de acontecimentos do cotidiano do que de História. No lugar da casa de Ernest Hemingway, por exemplo, preferiria conhecer os bares que ele sentava para beber e se inspirar. 

Não sei se é coisa de escritora, de Fernandas, de aquarianas, de pessoas românticas ou se é apenas uma coisa minha mesmo... Mas prefiro tudo que  me é ofertado para imaginar a ter uma coisa já mastigada, ali bem na minha frente, pronta para ser contada pelos meus olhos. Saber o lugar que um ídolo dormia, comia, morava, não é a mesma coisa que sentar no banco que ele também sentou quando quis refletir sobre um trabalho ou um amor. 

Gosto de imaginar o que a pessoa sentiu estando ali. Já não acho tão interessante ver a maneira que ela vivia e as coisas que ela tinha. Imaginar sensações e sentimentos é mais gostoso, acho que me faz ficar mais próxima da pessoa do que se eu conhecer a casa que ela morou. Nem sempre a nossa casa mostra como somos, mas o lugar que gostamos de estar para conseguir uma inspiração fala muito mais sobre nós mesmos. Concordam?

Por isso, muitas vezes um muro e um banco me atraem mais que um museu. As histórias me atraem mais que a História. As sensações me chamam mais atenção do que os fatos. Sou a única que pensa assim?!

Bom, toda essa reflexão por causa de uma cena do filme. Acho que esse final de ano está me deixando mais inspirada. Assim como segui a dica da Flávia e aluguei Chá com Mussolini, se alguém já tiver assistido ou se empolgar para ver, não deixem de me contar o que acharam! 

Fiquem com o trailer - não achei nenhum legendado - e até a próxima!



Nenhum comentário: