segunda-feira, setembro 17, 2012

Política é um assunto chato?

O título dessa crônica é uma pergunta que vejo em forma de afirmação quase que diariamente na internet. "Política é um saco!", "Não vejo a hora de acabar as eleições para acabar essa coisa chata!", "Não tenho saco para política!" E assim vai. Concordo com quem acha esse um período chato, pois você precisa andar nas ruas desviando de placas e de pessoas vestidas até de coração distribuindo panfletos desse ou daquele candidato. Também não gosto daqueles que vão nas nossas redes sociais pedindo um voto e mandando ver no número dele!

Mas vamos parar para pensar um pouquinho. Como podemos dizer que política é chato e depois a gente querer que alguma coisa mude? Para que a gente tenha um país, um governo melhor, precisamos entender um pouco melhor sobre política. Também precisamos conhecer mais dos candidatos, partidos... Já viram quantas pessoas votam no amigo, no vendedor da esquina, em um ex-jogador de futebol ou em um ator?! O motivo não são os projetos daquela pessoa, mas a familiaridade do rosto. E isso não é nada bom.

Política não é moda, não é lazer, não é um entretenimento. É coisa séria. Em quem você votou para vereador nas últimas eleições? Está lembrado? O seu candidato fez as propostas que divulgou? O que ele fez de bom? Merece o seu voto mais uma vez?

Claro que esse não é o assunto mais legal, mais divertido ou o mais atrativo dos últimos tempos. Mas se a gente não tiver responsabilidade na hora de votar, serão mais quatro anos da mesma coisa. Uma mentirinha aqui, um ganho ali, corrupção, dinheiro público para os fins mais obscuros. Isso não é um assunto chato assim, não é mesmo?!

Mas são todos iguais? Um pior do que o outro? Será?! Bom, prefiro ter esperança e pensar que no meio de tantos frutos podres, alguns ainda estejam bons, com capacidade de dar novas sementes e novas flores. Não entendo muito de política (partidos, alianças, aprovação de projetos), gostaria de saber muito mais e por esse motivo, procuro ler sempre que posso mais sobre o assunto. Mesmo não entendendo bem, procuro ouvir todos os candidatos e pesquisar depois. Não pego qualquer informação ou declaração e saio atirando mil pedras. Prefiro entender o que todos disseram, o que já fizeram e o que realmente podem fazer. Prometer é tão fácil!

Em tempo:

Fiquei feliz na última sexta-feira, quando encontrei amigos em um barzinho e ficamos bebendo uma cervejinha e conversando sobre política. Gostei de ver que mesmo com opiniões diferentes, votando em pessoas diferentes, estávamos lá, podendo falar de tudo, mas tirando um tempinho para falar sobre uma coisa que vai interferir em nossas vidas nos próximos anos. Você acha que não?

E gente, mais uma vez vou fazer o mesmo apelo que fiz uma vez. Você, que em um engarrafamento, ultrapassa todo mundo pelo acostamento, não faça mais isso. Não existe diferença nenhuma entre você e um político "ladrão". Você é tão corrupto e sujo quanto eles. A educação não tem que vir só de quem está aparecendo, da pessoa conhecida. Nunca teremos um país melhor, se cada pessoa não fizer a sua parte. Todo mundo cobra dos políticos, mas não fazem nem um grãozinho de areia para que as coisas sejam melhores! Vamos repensar isso aí!

E no dia das eleições, não vamos jogar nossos votos no lixo! Perder alguns minutos lendo um pouco sobre os candidatos, sobre o histórico deles e sobre as propostas, não vai fazer nenhum dedo cair, ou uma cabeça explodir. Se a gente começar a ter um pouco mais de responsabilidade, quem sabe as coisas não podem realmente começar a mudar?

Ou vocês vão continuar fazendo tudo igual para depois continuarem com as mesmas reclamações?! Vamos pensar melhor e fazer a coisa certa!!  

Um comentário:

Roberta Moça disse...

Gentileza gera Gentileza!
Sugiro assistir ao Teste de Honestidade feito pelo CQC com brasileiros que se candidatavam à um cargo!
Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço...
Adorei o post!!
bjs