quinta-feira, agosto 15, 2013

Uma ideia para uma escola perfeita

Isso que eu SEMPRE falo!!! O que falta para as pessoas terem mais cultura e bom gosto é a vivência! "Não gostar de ler" é simplesmente uma falta de conhecimento sobre o mundo dos livros. "Não gostar de teatro" é a falta de oportunidade de assistir um bom espetáculo. O não gostar na maioria das vezes é o mesmo que o não conhecer. Se no Brasil as escolas tivessem uma política um pouco diferente - nem precisa de muito para isso - acho que formaríamos pessoas melhores, mais educadas, mais ligadas em programas culturais, mais apaixonadas pelos livros...

No meu sonho, a escola perfeita seria aquela que teria uma matéria na grade curricular chamada: Aula cultural. Não precisaria de excursões mirabolantes nem mesmo de saídas semanais em ônibus de turismo. Algumas aulas sobre letras de músicas, redação criativa e, é claro, também algumas saídas para visitar museus, teatros, livrarias... Não precisaria de muito, mas acho que essa pequena mudança nas escolas, mudaria muito cada uma daquelas crianças... E seria uma maneira perfeita de melhorar os futuros adultos!

Pelo menos é o que eu acho! =) E amei esse vídeo do Itaú!


2 comentários:

Lucas disse...

Acho uma ideia perfeita! Quando fazia o ensino fundamental, eu tinha essas aulas de artes. Nós fazíamos uma espécie de teatro sobre cultura egípcia, grega, romana etc. As aulas eram super legais e a gente se divertia muito! É uma ótima maneira de aprender sobre...
Também tínhamos aulas de pinturas e de música, fora as leituras de livros.
Acho que isso deveria ter em todas as escolas, pois desperta mais a imaginação da criança ao mesmo tempo que se aprende :)
http://meuspoucoslivros.blogspot.com.br/

Nanda Belém disse...

Também acho, Lucas!!!E olha só... Você se lembra dessas aulas com prazer! Se todas fizessem isso, seria perfeito! Mas além da aula de artes eu acho que as escolas podiam pensar em alguma coisa assim... Um horário para que os alunos tenham a oportunidade de descobrir mais... Lá na Argentina e no Uruguai você vê todos os dias crianças pelas ruas com os professores, tendo aulas em praças, teatros, museus... Fazendo campanha de meio ambiente... Acho que isso enriquece as pessoas e faz com que as escolas formem pessoas muito mais preparadas para o mundo. =)