quinta-feira, março 22, 2012

E se...

Você alguma vez já parou para pensar "E se eu tivesse escolhido aquela escola, no lugar da que eu estudei?", ou "E se eu tivesse viajado naquele dia?", ou "E se eu tivesse escolhido outra profissão?". São tantos "E se..." que poderiam ter levado a gente a tantos outros caminhos.

Não tirei essa idéia do nada... Na verdade estou com o livro "E se..." bem aqui na minha frente agora! Ainda não comecei a ler, mas só o título e a orelha já me colocaram para refletir. Temos tantos anos de vida e tantas escolhas ao longo do caminho. Já parou para pensar o motivo de você ter escolhido isso ou aquilo? De você ter ido por essa rua, no lugar daquela outra? De você ter ficado em casa e ter escolhido não viajar?

Se pararmos para pensar, descobrimos quantas coincidências (?) maravilhosas a vida nos proporciona. Será o destino(?)? Você estava no lugar certo, na hora certa, quando conheceu aquela pessoa perfeita que te tirou o chão. E se simplesmente você tivesse optado por ficar em casa, ou por ir a outro lugar? Você nunca conheceria aquela pessoa. Ou seja, pequenas decisões podem mudar o rumo de toda uma vida, de toda uma história. E aí eu me pergunto: Isso é coincidência ou destino?

Pensei em alguns "E se..." na minha vida. E me surpreendi quando vi quanta coisa uma simples escolha poderia ter mudado quem eu sou hoje. Os meus gostos, o meu amor, a minha vida pessoal e profissional. Por exemplo: E se eu não amasse beber vinho? Será que eu iria gostar tanto assim dos dias mais gelados? Será que iria preferir montanha ao mar? E se não tivesse repetido de ano e mudado de escola? Será que ainda assim teria conhecido meu namorado, meu primeiro amor que conheci no colégio e que hoje se transformou no meu noivo?

Isso é muito pouco perto da quantidade de outros "E se..." que acontecem todos os dias. Já pensou quantas escolhas você tem que fazer a cada amanhecer? Vou de taxi, ônibus, metrô ou de carro para o trabalho? Levo comida ou almoço na rua? Vou ao bar ou volto direto para casa? E cada escolha, tem uma consequência. Algumas pequenas, outras vezes alguma coisa que traz uma mudança gigantesca para a sua vida.

Será que isso é que é o destino?

Mas se tudo já estivesse escrito em algum lugar, se toda a nossa história já estiver traçada, não seria tudo um pouco sem graça? Acho mais legal pensar que tudo não passa de uma coincidência. Algumas vezes boa, outras vezes ruim. Ótimo você encontrar o amor da sua vida porque escolheu tirar a camisola e se arrumar quando uma amiga te chamou para sair. Que coincidência boa! Se tudo for o destino... Mesmo que você não tenha ido para a festa que sua amiga te convidou, dois dias depois você teria encontrado aquele mesmo cara (que você deixou de conhecer) em algum outro lugar.

E o trabalho? Será que você escolheu sua carreira porque era para isso que estava destinado?! Não é mais legal pensar que a sua profissão foi uma consequência de várias outras escolhas que fez durante toda a sua vida. De tantos caminhos que pegou no lugar de outros?

A certeza de que tudo vai acontecer como tem que acontecer, é perigosa. Pensando e filosofando sobre isso, cheguei a conclusão de que acreditar no destino pode gerar um certo comodismo. "Já que tudo vai acontecer de uma maneira ou de outra, para que vou me preocupar com isso?" Chato pensar assim!!!

Prefiro acreditar que não tem nada escrito. Nós é que somos responsáveis por escrever a nossa história. Prefiro acreditar que coincidências podem acontecer e olha que coisa incrível - por ter repetido de ano, você pode sim ter conhecido o amor da sua vida e se tivesse passado direto, viveria outros amores e outros sabores, mas aquele que te encanta hoje, poderia não ter cruzado nunca o seu caminho durante toda a vida. Você jamais saberia o gosto daquele amor.

Pensando assim, acho que a vida fica ainda mais encantadora. Saber que existe o desafio diário de decidir qual próximo passo dar, sem saber se será apenas mais um dia como todos os outros ou se algumas coincidências e surpresas maravilhosas podem passar por aquele caminho.

Arriscar é sempre melhor do que se conformar. Nada cai do céu. Não fique sentado esperando, vá percorrer novos caminhos e prepare-se para se surpreender em alguma esquina qualquer. Como disse nosso grande Chico Buarque:

"Está provado, quem espera nunca alcança"    

Um comentário:

Roberta Moça disse...

E se eu não fosse a única na sala de aula a ter liquid paper naquele dia? Nos tornaríamos amigas?
Algumas coisas tem de acontecer...de um jeito ou de outro!
Amei seu post, Paulo Coelho...rsrsrs
bjs